Instituto Bigfer

Instituto Bigfer

Quem somos

De acordo com o previsto no seu Estatuto, o INSTITUTO BIGFER é uma associação civil de direito privado, de caráter beneficente, educativo, cultural, sem fins lucrativos, e cuja finalidade preponderante é a atuação na política de assistência social, no atendimento, assessoramento, defesa e garantia dos direitos dos cidadãos. Presta serviços também nas áreas de educação, saúde, moradia, apoio emocional e espiritual e cuidados com o meio ambiente. Tem sua atividade econômica principal registrada no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas como “atividades de associações em defesa de direitos sociais”

Toda a atuação do Instituto se pauta pelos princípios da cidadania e do crescimento integral dos atendidos e de todos os agentes envolvidos, numa ação articulada que visa oportunizar espaços de promoção humana para crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas diversas atividades assistenciais mantidas, viabilizando a convivência familiar e comunitária e a melhoria da qualidade de vida de todos os beneficiários. Desde os seus primeiros passos, o Instituto mantém, como linha transversal, o princípio da colaboração e da interdisciplinaridade, estabelecendo parcerias e colocando-se ao lado de outras instituições públicas ou privadas, na certeza de que o bem comum é tarefa de todos, e o desenvolvimento da comunidade acontecerá de forma consistente e duradoura na medida em que a própria comunidade se unir, encontrando caminhos e soluções que a tornem sempre mais protagonista de sua transformação. O objetivo principal que norteia suas ações é o de “criar espaços de acolhida que possibilitem a superação das dificuldades, o crescimento integral e a transformação pessoal e social das pessoas, mobilizando, nas várias atividades, não só os atendidos mas também a comunidade, num esforço integrado para oferecer respostas adequadas às situações de sofrimento e vulnerabilidade que se apresentam”.

Nossa história

O Instituto Bigfer encontra as suas origens na longa trajetória de crescimento e consolidação do Grupo Bigfer, e de sua presença e inserção ativa na comunidade local. A empresa teve início no dia 26 de maio de 1989, na cidade de Farroupilha (RS), e durante toda a sua jornada manteve entre suas características a valorização das pessoas e o espírito solidário. Inspirada nos valores humanos e cristãos, esteve sempre atenta às situações e às necessidades da comunidade local, mantendo no seu DNA um forte compromisso social que permitiu ir aliando, ao longo dos anos, a humanização e o cuidado com as pessoas com a constante inovação industrial e tecnológica.
É nesta perspectiva que, em 1º de setembro de 2020 nasceu o “Projeto Acolhida”: um serviço de caráter social e humanitário destinado prioritariamente aos funcionários em dificuldade e suas famílias, e estendido a toda a comunidade. Desde o início, o Projeto tem se dedicado a atividades de escuta e orientação pessoal, ajudas emergenciais conforme as demandas, fortalecimento de vínculos através de grupos de auto-ajuda e espiritualidade, e outras iniciativas de promoção humana e engajamento coletivo, realizadas prioritariamente através da ação voluntária, como por exemplo: os grupos de voluntários doadores de sangue, o grupos dos voluntários que participam da ação “Amigos do Ambiente” e o grupo de artesãs e artesãos do “Mercadinho da Acolhida”.
Com o crescimento e a expansão das ações e atividades realizadas, inclusive no âmbito da comunidade local, viu-se a necessidade de regulamentar o Projeto de acordo com a legislação vigente, alinhando-o à Política Nacional de Proteção Social e às normativas que regem o setor. A regulamentação do Projeto permitiria uma maior articulação com outros serviços e instituições de finalidades afins, expandindo sua atuação e gerando maior impacto social. Além disso, a obtenção de uma pessoa jurídica própria favoreceria uma maior transparência no que se refere a todas as ações e movimentos realizados. Assim, em Assembleia Geral realizada no dia 11 de janeiro de 2022, foi constituído o “INSTITUTO BIGFER” sob a forma de associação sem fins econômicos, nos termos do Art. 53 e seguintes do Código Civil Brasileiro vigente, com finalidade preponderante na atuação das políticas de assistência social.
Serviço de acolhida e escuta: oferecido a todas as pessoas que procuram o Projeto. Este primeiro contato permite compreender, de forma individualizada, as reais necessidades dos beneficiários, para planejar respostas adequadas e, sempre que possível, com impacto a longo prazo na organização pessoal e familiar.
Grupos de auto-ajuda e espiritualidade: realizados semanalmente em um espaço apropriado, oferecem aos participantes, previamente inscritos, oportunidades de reflexão, informação e socialização, além de um espaço para a oração ecumênica e o cultivo da própria dimensão espiritual.
Ação “Amigos do Ambiente”: consiste na coleta de material reciclável, devidamente separado e manipulado através do trabalho voluntário, posteriormente vendido a empresas do setor. Esta ação é possível graças às parcerias firmadas com vários estabelecimentos da cidade, que fornecem o material descartado para uso do Projeto.
Mercadinho da Acolhida: um grupo de voluntárias e voluntários dedicam uma parte de seu tempo para a confecção de peças artesanais, posteriormente vendidas em datas comemorativas ao longo do ano. Esta atividade tem um duplo objetivo: agregar pessoas, envolvendo-as numa “corrente do bem” e ampliando assim a cultura da solidariedade, e angariar fundos para ajudar na aquisição de alimentos, materiais de limpeza, remédios, etc…
Grupos de voluntários doadores de sangue: funciona através de um cadastro das pessoas disponíveis para a doação voluntária de sangue, que são convocadas periodicamente. o Instituto organiza os grupos, faz o agendamento junto aos Centros de Captação e oferece o transporte para a efetivação das doações.
Programa Acolher: uma iniciativa de caráter social e educativo, destinada a crianças e adolescentes, que tem por objetivo a formação integral, a complementação da educação regular, a socialização e o desenvolvimento de todas as potencialidades dos participantes. São oferecidas atividades diversas, como reforço escolar, artes, inglês, esportes, entre outros.
Atendimento Jurídico: é um serviço de orientação jurídica (primeira consulta) gratuito, para avaliação e aconselhamento do caso. No ajuizamento de ações, é cobrado valor acessível, negociado caso a caso.
Atendimento Psicológico: atendimento de psicoterapia breve e focal com valores bastante acessíveis, buscando resolução de situações-problema e restabelecimento da qualidade de vida.
Atendimento Psiquiátrico: é oferecido acompanhamento médico com enfoque em doenças psiquiátricas, com agenda breve e custo subsidiado.